Nestes dias 19 e 20 de outubro, estamos acompanhando o 1º Encontro Nacional on-line da Comunidade Proinfo, Reflexões sobre nosso caminhar, com público alvo para: Multiplicadores dos Núcleos de Tecnologia Educacional - NTE, professores das escolas que utilizam a telemática em suas práticas pedagógicas, técnicos de Suporte do ProInfo, gestores de escolas e dos sistemas de ensino, membros da comunidade educacional, Especialistas e pesquisadores multiplicadores do ProInfo .
Na manhã de hoje, ouvimos por teleconferência as professoras Beatriz Corso Magdalena & Íris Elisabeth Tempel Costa, as quais falaram sobre Porjetos de Ensino e Projetos de Aprendizagem:
O Projeto de Aprendizagem tem como ponto de partida o aluno, sendo que o professor desencadeia aí sua proposta de ensinar. O aluno deve aprender a questionar a realidade, sendo que o mesmo prefere o método tradicional onde não precisa se preocupar em investigar, perguntar e interagir. o projeto de aprendizagem inicia quando é levantada uma questão pelo(s) aluno(s), deverão ser formadas as certezas provisórias e as dúvidas temporárias, que refletem a bagagem do aluno e externam o que ele já sabe sobre determinado assunto. Questões que não tem comprovação científica são difíceis de serem abordadas, cabe a professor saber negociar com os alunos para a escolha de um assunto que possa ser investigado com fundamento. Trabalhando com P.A.s, pode-se realizar a avaliação da aprendizagem acompanhano o desenvolvimento e o progresso do aluno, contrapondo o crescimento dó início do projeto em relação à situação atual. A aprendizagem do aluno não se mede com equivalência com o que o professor sabe, mas pela construção em relação ao que ele sabe. Os mapas conceituais são elementos avaliativos e formas eficientes de avaliar o crescimento do aluno, analisando os conceitos criados e as relações que eles fazem das palavras-chaves com o conteúdo em si, desenvolvendo também a interdisciplinaridade. Quando se realizam provas para a avaliação, pode-se perceber apenas um conhecimento declaratório, obtido através do estudo ocasional ou pela decoreba, porém quando se avalia através dos mapas conceituais os alunos demonstrarão suas dificuldades nas relações e nas suas definições.
Sempre que o aluno tem uma resposta para a sua dúvida e assimila esta, automaticamente será gerada outra pergunta para provocar novas investigações.
Nunca um projeto deve ser abandonado pela metade, sejam quais forem os motivos, apenas pode ser dado um fechamento parcial e redirecionado para outras dúvidas que venham a aparecer, evitando que o aluno crie padrões de desidtência diante dificuldades ou obstáculos.
À tarde, ouvimos a professora Lilian Starobinas explanar sobre o potencial pedagógico dos softwares sociais: wikipédia, orkut, blog, googlemaps. Apesar de problemas com o áudio, pudemos ouvir várias experiências sobre este trabalho em sala de aula. Conteúdo riquíssimo.
Muito bom! Ouvir profissionais deste gabarito sempre é um prazer!
Um comentário:
Márcia também assisti a palestra. Gostei muito, que pena não ter assistido as demais. Mas assim que for possível o farei pois já estão disponíveis.
Um abraço
Bernardete
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