Em relação à idade adequada para o desenvolvimento de projetos de aprendizagem, é importante que seja aproveitada a oportunidade oferecida pela própria criança. Como é apontado no texto indicado na biblioteca (texto retirado do livro Aprendizes do futuro: as inovações começaram!, de Léa da Cruz Fagundes), chega uma fase em que a criança constantemente faz o uso dos "por quês" em inúmeras oportunidades, criando situações desconfortáveis e até mesmo complicadas para os pais.
Então, na idade escolar porque não aproveitar essa demanda grandiosa de dúvidas e anseios para introduzir um projeto de aprendizagem e oportunizar ao aluno a construção do conhecimento? É mais fácil dizer que "agora não é hora pra isso", enquanto poderia ser desenvolvido um trabalho de qualidade que conseqüente e necessáriamente, seria tornado uma atividade interdisciplinar.
E o que se faz com aquele docente resistente? Bem, é tradicional nas escolas a individualidade e a idéia de que cada professor trata do seu assunto e dele tem controle. Para a eficácia de um projeto de aprendizagem, é necessário que ele seja desenvolvido em ambiente colaborativo e com parceiros que contribuam na problematização e orientação das questões envolvidas, cabendo também ao professor articulador buscar a sensibilização dos colegas para o sucesso pleno do projeto.
Tudo o que é novo assusta, mas devemos estar sempre abertos à mudanças e dispostos a melhorar o processo ensino-aprendizagem, valorizando e atendendo às necessidades dos alunos que são a nós confiados, derrubando conceitos de que o professor é um mero transmissor de conhecimento.
Porque devemos nos contentar com pouco, se podemos oportunizar mais e melhor?
Um comentário:
Os PAs juntamente com a postura de ensinar-aprender pesquisando pode trazer a alegria de novo para a sala de aula.
abraço,
Suzana
http://www.gutierrez.pro.br/
Postar um comentário