quinta-feira, agosto 31, 2006

ENEM



Neste dia 27, foram aplicados os Exames Nacionais do Ensino Médio em todo o país, sendo que ao trabalhar como aplicadora das provas, analisei a impressionante dedicação da maioria dos candidatos para obter sucesso e conquistar uma vaga na universidade. Para a inscrição, os candidatos investiram o valor de R$ 35,00 e precisaram preencher uma ficha sócio-econômica para comprovar a necessidade de ajuda financeira para realizar um curso de graduação, tendo que posteriormente também comprovar que concluiu o Ensino Médio em escola pública.
O tema da redação foi "O poder de transformação da leitura", tema este que na prática estamos verificando de verdade. Realizando leituras de livros, jornais, revistas, publicações na internet e outros, temos condições de aprofundar nossos conhecimentos e possibilitar a atualização referente aos mais diversos assuntos.
Realmente, a leitura tem o poder de transformar pessoas em seres pensantes, abertos às inovações e às propostas que invadem nossa vida e praticamente exigem que nos adaptemos à elas.
O mundo precisa de pessoas capacitadas e atualizadas, capazem de interagir em seu meio e transformá-lo com ações e atitudes que visem o bem comum e o progresso dos demais.

quinta-feira, agosto 24, 2006

ESTAMOS POR AÍ!



Já li tanto sobre Piaget que estou quase pedindo férias em qualquer lugar, menos na Suiça.
CRIANÇA, DESENVOLVIMENTO, EXPERIÊNCIAS, PSICOLOGIA, PSICANÁLISE, TEORIAS, FUNDAMENTOS, AUTONOMIA, PENSAMENTO LÓGICO, LEITURA, LEITURA, LEITURA, CONFUSÃO, LEITURA, LEITURA, LEITURA.
Devemos tirar o chapéu para este grande homem que foi Piaget, nascido em 09 de agosto de 1896 na cidade suiça de Neuchâtel, publicou aos 11 anos de idade seu primeiro trabalho sobre a observaçao de um pardal albino.
Foi um renomado biólogo e epistemológico suiço, que acabou se introduzindo no campo da Psicologia devido ao seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com as crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e da Pedagogia
Casou-se com Valentine Châtenay com quem teve três filhas, as quais inspiraram grande parte de seus trabalho sobre as fases do desenvolvimento infantil.
Ao longo de sua brilhante carreira, Piaget escreveu mais de 90 livros e centenas de trabalhos científicos, lecionando em universidades da Suiça e da França, onde também foi convidado para trabalhar no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que desenvolveu teses de inteligência padronizados para crianças.
Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional de Epistemologia Genética, vindo a falecer em 17 de setembro de 1980, na cidade de Genebra.

domingo, agosto 20, 2006

O MÉTODO CLÍNICO DE JEAN PIAGET

Depois de incansáveis dias de procura na internet, finalmente neste dia 17 selecionei um texto para realizar a atividade 3 do Proa3 sobre Método Clínico. Encontrei várias matérias e comentários sobre o assunto, inclusive alguns que criticam e põem em dúvida a eficácia do método, afirmando que Piaget desprezava a escola e seus problemas específicos, como formação de professores, relação professor-aluno, problemas e dificuldades na sala de aula, etc.
Diz-se inclusive, que as propostas inspiradas na teoria de Piaget não conseguiram resolver o problema da alfabetização.
O trabalho de Piaget (1896- 1980) centrou-se no desenvolvimento da inteligência infantil, procurando perceber o modo de construção do conhecimento humano dando origem à Epistemologia genética um dos ramos da psicologia atual. Analisando os erros cometidos pelos alunos do ensino primário na realização de testes verificou que estes eram semelhantes, obrigando-o a explicar o pensamento das crianças com qualidades diferentes do pensamento do adulto.
Assim a lógica infantil e os seus modos de pensar são inteiramente diferentes dos adultos.
Piaget identifica quatro fases de desenvolvimento intelectual com características qualitativas diferentes:
- sensório-motor
- pré-operatório
- operações concretas
- operações formais
O ser humano deixa de ser considerado como um ser passivo passando a moldar o mundo em que vive.
O conhecimento não é inato mas resulta da interacção do organismo com o meio.
Sendo asssim, realizei minha atividade analisando "O ancestral humano e o futuro da humanidade", escrito por Lino de Macedo,
www5.estadao.com.br/educando/noticias/2005/nov/03/137.htm.
Fundamentalmente, Lino de Macedo cita no final do trabalho o seguinte verso de Fernando Pessoa:
"A criança que fui chora na estrada. Deixei-a ali quando vim a ser quem sou;
E hoje, quando vejo que o que sou é nada, volto a buscá-la ali onde ficou".

domingo, agosto 13, 2006

Esse Piaget era de fundamento...


Não podemos negar que a linguagem utilizada por Piaget é bastante rebuscada e às vezes difícl de compreender. Em determinadas passagens de suas teorias, o seu pensamento aprofunda-se tanto que chegamos a perder a linha e não saber mais se estamos lendo ou narrando algo para alguém. Essa figura simplesmente definiu a estruturação do desenvolvimento e da inteligência infantil, sendo que utilizou seus filhos para a realização de testes e experiências, cujas teorias e definições são estudadas e debatidas por educadores em todo o mundo.
Foi professor e profundo conhecedor de diversas áreas como Psicologia, Sociologia, Filosofia e História, sendo que aos 22 anos já era doutor em Biologia.
Ah, eu queria ter um filho assim!

quinta-feira, agosto 10, 2006

Atividade PROA 11


Como atividade do PROA 11, tivemos que fazer uma nova página no wiki para externarmos nossas conquistas e nossas dificuldades.
É incrível, mas não percebemos o quanto já crescemos e que já sabemos nos defender em muitas coisas. Ainda há muito o que aprender, pois existem recursos a serem utilizados no blog e no wiki que ainda não conhecemos.
Mas estamos indo, devagar chegamos ao longe.
Clique aqui
para verificar o quanto já aprendi e o que ainda está por vir.
Valeu, muito interessante!

sexta-feira, agosto 04, 2006

E não é de hoje...

Como atividade 2 do PROA3, fizemos a leitura de "O método Clínico Piagetiano", elaborado pela professora Íris Tempel Costa, o qual caracteriz-se pela observação do aluno pelas suas reações ao meio em que vive, aliando diálogo, interrogatório, problematização e a pura participação do aluno para expor suas perguntas e respostas, elaborando hipóteses partindo de seu conhecimento para gerar mais perguntas e mais respostas.
Pois é! Por acaso isto não se parece com PROJETO DE APRENDIZAGEM?
E ainda tem profissionais que dizem que é um método novo que requer estudo para ser aplicado! Sabe quando esse método foi usado por Piaget? Em 1926! Parece que foi ontem!

SEGUNDA VERSÃO DO MAPA CONCEITUAL

GRUPO 13 : TUDO DE ENSAIO


terça-feira, agosto 01, 2006

È isso aí!

Como atividade 1 do PROA 3, tínhamos que enviar um relatório do encontro presencial até dia 30/7. Primeiro investiguei bastante sobre o destino e o procedimento para enviar corretamente, mandei dois dias antes de encerrar o prazo para ter tempo de enviar de novo na hipótese de dar errado. Entrei no PROA 3 e nada, entrei e ... nada, nada de novo. Pronto, mandei meu relato sabe-se Deus pra onde! E agora? Perguntei pra minha amiga Adriane se o dela já havia sido publicado e...nada também! PÂNICO! DESESPERO!
Até que de repente: apareceu a margarida!
Alívio total e só sorrisos. Ficamos super orgulhosas pelo realizado. Agora é só apreciar!
A sensação de ver o trabalho pronto é muito, muito boa!