quinta-feira, setembro 28, 2006

É BOM SABER...

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA

Iniciamos esta semana a disciplina de Tecnologias na Educação Especial, sendo que devemso postar nossa certezas e dúvidas sobre as Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais.
Um dos mais abrangentes documentos internacionais lançados na área, é a Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994), cujo aspecto inovador consiste na retomada de decisões sobre a ampliação do conceito de necessidades educacionais especiais e no encaminhamento de diretrizes básicas para a formulação e a forma de políticas e sistemas educacionais.
No que diz respeito ao conceito de necessidades educacionais especiais, a Declaração afirma:
"durante os últimos quinze ou vinte anos, tem se tornado claro que o conceito de necessidades educacinais especiais teve de ser ampliado para incluir todas as crianças que não estejam conseguindo se beneficiar com a escola, seja por que motivo for." (p.15)
Dessa maneira, o conceito de necessidades educacionais especiais passou a incluir, além de crianças com deficiência, aquelas que estão experimentando dificuldades temporárias ou permanentes na escola, as que estão repetindo continuamente o ano escolar, as que são forçadas a trabalhar, as que vivem nas ruas ou que moram distantes de qualquer escola, as que vivem em condições de extrema pobreza ou que sejam desnutridas, as que são vítimas de guerra e conflitos armados, as que sofrem abusos contínuos físicos, emocionais ou sexuais, ou as que estão fora da escola, por qualquer motivo que seja.

sexta-feira, setembro 22, 2006

Trabalhando, correndo e crescendo...


Estamos completando hoje exatamente 2 meses que finalizamos o encontro presencial deste nosso curso de especialização, de onde saímos apavorados e sem a mínima noção do que viria pela frente. Tínhamos em mente que teríamos que nos dedicar e aproveitar a oportunidade para transformar-nos em Especialistas em Tecnologias da Informação da Comunicação na Promoção da Aprendizagem. Leitura, leitura, postagem, leitura, leitura, pesquisa, preocupação, dúvidas, dúvidas, apoio, coleguismo, leitura, satisfação, aprendizagem,...
Não é fácil conseguirmos conciliar nossos horários de trabalho e periodicamente ficar grudado na telinha do computador para lermos as postagens e procurar tarefas, deixando de lado o lazer, o sono prolongado de final de semana, a assistência mais demorada aos temas da escola dos filhos e tudo mais. Entrando no wiki, atualizando o blog, navegando e anotando tarefas do e-proinfo, bisbilhotando o blog dos colegas, pesquisando para o projeto, cuidando o e-mail, ..., barbaridade tchê, ..., ... que vida..., ... que vida boa... , ..., feliz de todos que pudessem trabalhar, ter uma família compreensiva e poder estudar, ... coisa boa que temos saúde para conciliar tudo e ainda colher bons frutos...
Desejo a todos meus colegas bom trabalho e uma vida assim: boa, simplesmente boa.
Precisamos estar atentos às mudanças e nos adaptarmos às necessidades do mundo moderno, que ficar pra trás...fica pra trás.
Camarão que dorme na praia, ...

domingo, setembro 10, 2006

Leitura e leitura...

Estamos desenvolvendo a disciplina do PROA 06: Metodologia da Pesquisa, ministrada pelos professores Marie Jane Soares Carvalho e Leonardo Sartori Porto, sendo que como atividade 1, fizemos a leitura do texto "Diferenças e Similaridades entre Projetos de Pesquisa e de Aprendizagem".
Relaciono aqui as anotações realizadas no meu trabalho, que encontram-se no endereço http://metodologia94.pbwiki.com/

Projetos de Aprendizagem:
Quando falamos em "aprendizagem por projetos", estamos necessariamente nos referindo à formulação de questões pelo autor do projeto, pelo sujeito que vai construir conhecimento. Partimos do princípio de que o aluno nunca é uma tábua rasa, isto é, partimos do princípio de que ele já pensava antes.Um projeto de aprendizagem vai ser gerado pelos conflitos, pelas perturbações no sistema significações, que constituem o conhecimento particular do aprendiz. É fundamental que a questão a ser pesquisada parta da curiosidade, das dúvidas, das indagações do aluno e não imposta pelo professor, isto porque a motivação é intrínseca, é própria do indivíduo.O professor age como mediador, levantando hipóteses, estabelecendo enigmas, propondo problemas, sugerindo desafios, decodificando símbolos. O conteúdo estudado é visto dentro de um contexto que lhe dá sentido. O aluno é o agente que vai construir o conhecimento.
Projetos de Pesquisa:
O Projeto de Pesquisa é uma atividade de investigação científica, podendo ser individual ou coletiva, decorrente da necessidade de enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem. É o planejamento de uma pesquisa, ou seja, a definição dos caminhos para abordar uma certa realidade, onde o tema é uma área de interesse e a escolha dele representa uma delimitação de um campo de estudo referente a uma grande área de conhecimento, atendendo especificamente sua intenção de abordagem. Segue naturalmente normas de estruturação, sendo composto por introdução, objetivos, justificativa,formulação de hipótese, metodologia, cronograma e bibliografia. O projeto de pesquisa é costumeiramente mais usado a nível universitário nos trabalhos de conclusão de curso ou monografia, sendo que se esta prática for utilizada com alunos de ensinos fundamental e médio, a posterior realização de uma pesquisa de maior complexidade será mais ágil e fundamentada, com a organização de idéias e com a sistemática necessária para o êxito do trabalho.