sexta-feira, novembro 10, 2006

Mundo virtual


Estamos cercados por todos os lados de tecnologias com as mais variadas utilidades. A parafernália é tanto que nos perguntamos sobre a artificialidade desse nosso mundo, em que ambientes naturais são cada vez mais raros. Precisamos destinar um pouco do tempo para a natureza, contando com a AJUDA da tecnologia.
As facilidades são muito próprias da vida contemporânea, as tecnologias e os materiais descartáveis não demandam tempo para cuidados e manutenção. è só usar e depois jogar fora. Por outro lado, a natureza tem um ritmo bem diferenciado do que tem exigido por nosso modelo de sociedade. Estamos sempre procurando respostas e alternativas prontas e rápidas, mas para conciliaresses dois ritmos não há outra forma que não seja uma mudança de comportamento.
Outra coisa é que nós sempre achamos que não temos tempo, mas é porque não nos organizamos. Quanto menos coisas temos, menos tempo encontramos para fazê-las. Ter ou não ter tempo é questão de prioridade!
Parece fácil falar em educação ambiental,mas muitas vezes o professor não sabe como fazer isso. Aí a tecnologia pode colaborar: a internet, tão criticada por tomar tempo dos jovens. É muito boa no caso de facilitar a comunicação e principalmente de servir como instrumento de pesquisa. Informações que antes só se encontrava em livros e enciclopédias, quase sempre acessíveis a poucos, agora podem ser encontrados de forma fácil e livre.
As tecnologias são boas, mas como foi comentado na edição nº 220 do Mundo Jovem, por Josy de Matos, Cláudia Venturini e Elsimar Siveira da Silva, depende apenas do uso que se faz delas. "O problema é quando somente se vive nesse universo virtual, sem que haja preocupação com os fatores externos. Da mesma maneira, não podemos querer que os jovens estejam o tempo todo passeando no mato ou em contato com a natureza, achando que isso vai modificar suas mentalidades. É importante ter uma vivência equilibrada: usar as maravilhas do mundo para viver melhor no mundo de verdade."

Nenhum comentário: