
Finalizando as diciplinas PROA3 e PROA4, estamos realizando experiências com base nas fases de desenvolvimento da criança descritas por Jean Piaget, que estudamos e pesquisamos muito até agora. O teste realizado relaciona-se com as operações infralógicas de conservação física da matéria, onde diante de uma criança apresentamos duas bolinhas de massa e questionamos em relação à mudança da forma e quantidade de massa.
O estudo da Psicologia não teria sentido algum para o educador se não fosse utilizado para a otimização de seu trabalho:
- a Psicologia Social, facilitando-lhe a comprensão dos grupos e a integração entre neles;
- a Psicologia da Aprendizagem, possibilitando-lhe o conhecimento dos processos de mudança de comportamento resultante da estimulação ambiental e a interferência das formas de conduzir o ensino;
- a Psicologia do Desenvolvimento, permitindo-lhe identificar os comportamentos típicos de cada idade, os erros próprios do raciocínio de cada fase e a interpretação que cada criança ou adolescente pode dar ao mundo à sua volta.
Apesar de os professores de pré-escola e séries iniciais serem os que mais se preocupam com a aprendizagem dos alunos, a falta de compreensão do desenvolvimentos desses alunos, os leva a cometerem falhas, ao proporem situações problemáticas em momentos inoportunos ou de forma inadequada. A preocupação com o currículo impede os professores de séries finais e ensino médio analisarem as condições dos alunos, sendo importante apenas avanças nos conteúdos e vencer aquilo que a escola apresenta no cronograma letivo. "Parece que estão tão ansiosos para ensinar que não podem esperar que os alunos aprendam"
Um comentário:
Oi Márcia!
Obrigada pelas dicas em nossa conversa no Curso do Comen,consegui organizar melhor o wiki do meu grupo.Conto com você para me ajudar a colocar música,pois ainda não consegui fazê-lo.Abraços.Gelsi.
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