
sábado, dezembro 16, 2006
O problema não é reprovar, É NÃO APRENDER

segunda-feira, dezembro 11, 2006
Quarta Versão do Mapa Conceitual

quarta-feira, dezembro 06, 2006
Educação e tv

terça-feira, novembro 28, 2006
Psicologia e Ensino

terça-feira, novembro 21, 2006
PPNEs E INCLUSÃO

sexta-feira, novembro 10, 2006
Mundo virtual

Estamos cercados por todos os lados de tecnologias com as mais variadas utilidades. A parafernália é tanto que nos perguntamos sobre a artificialidade desse nosso mundo, em que ambientes naturais são cada vez mais raros. Precisamos destinar um pouco do tempo para a natureza, contando com a AJUDA da tecnologia.
quarta-feira, novembro 01, 2006
FINALIZANDO PROA 3

quarta-feira, outubro 25, 2006
Formadores de opiniões...

Entre leituras, postagens e pesquisas, precisamos abrir um espaço para refletirmos sobre o futuro de nosso país, o qual está com o futuro em jogo e dependendo do resultado das eleições deste final de semana, poderá progredir ou parar no tempo. Nós professores, somos formadores de opiniões e devemos conscientizar nossos alunos de que o voto é sério e deve ser feito com responsabilidade, não apenas depositar na urna um voto pela simples obrigatoriedade, mas sim pela oportunidade de poder escolher quem queremos que governe nossa nação. E está aí mais uma função do professor, abrir os olhos dos alunos (os quais são na maioria ainda telespectadores de eleições), para que não se deixem iludir com promessas arquitetônicas e imorais, fantasiosas e impossíveis, pois a propaganda de quem está fora do poder é apenas "lutaremos para que...", mas quando sentam numa cadeira diferente mudam de pensamento e de interesses. A educação gaúcha é considerada a de melhor qualidade do país pela UNESCO, devemos zelar por esta condição e continuar a fazer nosso papel, formar cidadãos que saibam lutar por seus ideais e não desistir frente aos obstáculos. Devemos ser imparciais e lembrar que ideologias partidárias são diferentes de políticas educacionais, mantendo a postura de profissionais que somos e dar exemplo de cidadania e democracia. Na certeza de termos bons ventos soprando em nossa direção, só nos resta continuarmos trabalhando para a promoção de uma educação de qualidade às nossas crianças e adolescentes, que necessitam formação e qualificação para enfrentar o mercado de trabalho cada vez mais exigente quanto à compreensão e domínio de tecnologias.
quinta-feira, outubro 19, 2006
COMUNIDADE EPROINFO
segunda-feira, outubro 16, 2006
DIA DO PROFESSOR
domingo, outubro 08, 2006
INCLUSÃO? NÃO, DISCRIMINAÇÃO!
quinta-feira, setembro 28, 2006
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA

sexta-feira, setembro 22, 2006
Trabalhando, correndo e crescendo...


domingo, setembro 10, 2006
Leitura e leitura...
quinta-feira, agosto 31, 2006
ENEM

Neste dia 27, foram aplicados os Exames Nacionais do Ensino Médio em todo o país, sendo que ao trabalhar como aplicadora das provas, analisei a impressionante dedicação da maioria dos candidatos para obter sucesso e conquistar uma vaga na universidade. Para a inscrição, os candidatos investiram o valor de R$ 35,00 e precisaram preencher uma ficha sócio-econômica para comprovar a necessidade de ajuda financeira para realizar um curso de graduação, tendo que posteriormente também comprovar que concluiu o Ensino Médio em escola pública.
quinta-feira, agosto 24, 2006
ESTAMOS POR AÍ!

Já li tanto sobre Piaget que estou quase pedindo férias em qualquer lugar, menos na Suiça.
CRIANÇA, DESENVOLVIMENTO, EXPERIÊNCIAS, PSICOLOGIA, PSICANÁLISE, TEORIAS, FUNDAMENTOS, AUTONOMIA, PENSAMENTO LÓGICO, LEITURA, LEITURA, LEITURA, CONFUSÃO, LEITURA, LEITURA, LEITURA.
Devemos tirar o chapéu para este grande homem que foi Piaget, nascido em 09 de agosto de 1896 na cidade suiça de Neuchâtel, publicou aos 11 anos de idade seu primeiro trabalho sobre a observaçao de um pardal albino.
Foi um renomado biólogo e epistemológico suiço, que acabou se introduzindo no campo da Psicologia devido ao seu trabalho pioneiro no campo da inteligência infantil. Passou grande parte de sua carreira profissional interagindo com as crianças e estudando seu processo de raciocínio. Seus estudos tiveram um grande impacto sobre os campos da Psicologia e da Pedagogia
Casou-se com Valentine Châtenay com quem teve três filhas, as quais inspiraram grande parte de seus trabalho sobre as fases do desenvolvimento infantil.
Ao longo de sua brilhante carreira, Piaget escreveu mais de 90 livros e centenas de trabalhos científicos, lecionando em universidades da Suiça e da França, onde também foi convidado para trabalhar no laboratório de Alfred Binet, um famoso psicólogo infantil que desenvolveu teses de inteligência padronizados para crianças.
Piaget fundou e dirigiu o Centro Internacional de Epistemologia Genética, vindo a falecer em 17 de setembro de 1980, na cidade de Genebra.

domingo, agosto 20, 2006
O MÉTODO CLÍNICO DE JEAN PIAGET

Piaget identifica quatro fases de desenvolvimento intelectual com características qualitativas diferentes:
- sensório-motor
- pré-operatório
- operações concretas
- operações formais
O ser humano deixa de ser considerado como um ser passivo passando a moldar o mundo em que vive.
E hoje, quando vejo que o que sou é nada, volto a buscá-la ali onde ficou".
domingo, agosto 13, 2006
Esse Piaget era de fundamento...

Não podemos negar que a linguagem utilizada por Piaget é bastante rebuscada e às vezes difícl de compreender. Em determinadas passagens de suas teorias, o seu pensamento aprofunda-se tanto que chegamos a perder a linha e não saber mais se estamos lendo ou narrando algo para alguém. Essa figura simplesmente definiu a estruturação do desenvolvimento e da inteligência infantil, sendo que utilizou seus filhos para a realização de testes e experiências, cujas teorias e definições são estudadas e debatidas por educadores em todo o mundo.
Foi professor e profundo conhecedor de diversas áreas como Psicologia, Sociologia, Filosofia e História, sendo que aos 22 anos já era doutor em Biologia.
Ah, eu queria ter um filho assim!
quinta-feira, agosto 10, 2006
Atividade PROA 11
É incrível, mas não percebemos o quanto já crescemos e que já sabemos nos defender em muitas coisas. Ainda há muito o que aprender, pois existem recursos a serem utilizados no blog e no wiki que ainda não conhecemos.
Mas estamos indo, devagar chegamos ao longe.
Clique aqui para verificar o quanto já aprendi e o que ainda está por vir.
Valeu, muito interessante!
sexta-feira, agosto 04, 2006
E não é de hoje...

terça-feira, agosto 01, 2006
È isso aí!

Até que de repente: apareceu a margarida!
Alívio total e só sorrisos. Ficamos super orgulhosas pelo realizado. Agora é só apreciar!
A sensação de ver o trabalho pronto é muito, muito boa!
quarta-feira, julho 26, 2006
E eu estava tranqüila...
Agora entendo porque foi solicitado tantas horas on-line para a realização deste curso, quanto mais eu procuro, mais eu encontro textos, fóruns, atividades, atualizações, etc...
Às vezes me acho um coelho, às vezes me acho uma lesma, às vezes não acho nada.
Mas o lado bom é que estou gostando disso.
Gosto de me sentir desafiada.
Nao sabemos do que somos capazes até que somos obrigados a tentar!
Está sendo muito legal, estou crescendo a cada dia e isto me faz bem!
segunda-feira, julho 24, 2006
Estou vendo uma luz...

Já estamos entregando a segunda atividade do PROA 2 e estou muito contente por conseguir "dar conta" de tudo. Quando começo a trabalhar no wiki não consigo mais parar, a vontade de ver tudo pronto e bonito é muito grande. Estou com muitas idéias para por em prática, mas por enquanto o que falta é tempo.
Mas as coisas são assim, aos poucos chegamos ao longe.
domingo, julho 23, 2006

Como dá medo a questão de não sabermos direito se estamos indo ou voltando.
Agora, com bastante leitura, reflexão, análise dos comentários dos colegas e intervenções nas postagens, é que consigo sentir-me "dentro da casinha".
Estou lendo aos poucos "Aprendizes do futuro: as inovações começaram!, com bastante vontade e persistência conseguimos, DEVAGAR E SEMPRE!
segunda-feira, julho 17, 2006
Resgatando o mapa...
sábado, julho 15, 2006
E os dias vão passando...

quarta-feira, julho 12, 2006
Perguntas Inteligentes: O que é isto?

O trabalho com Projetos de Aprendizagem leva o aluno a manifestar suas dúvidas e agir como investigador e construtor do conhecimento, coerentemente orientado e direcionado pelo professor para que o assunto torne-se abrangente e atrativo, deixando o aluno questionar e argumentar da sua maneira.
Mas, tudo é fruto de experiência e dedicação. Com o tempo a participação cresce e os resultados começam a aparecer, levando à conscientização de outros professores e conseguindo-se assim, a interdisciplinaridade tão necessária para o sucesso do trabalho.
segunda-feira, julho 10, 2006
Interessante...

Como é interessante esta vontade que a gente tem de ficar lendo o que os outros escrevem...
Fico bastante tempo navegando no eproinfo lendo comentários e postagens dos colegas, referente aos PAs e experiências relatadas quanto ao desenvolvimento e resultados.
Que interessante...
Já fiquei com medo de fazer algum comentário na postagem de um colega no fórum, pois nem sempre concordo com o que está escrito por eles.
Mas..., arrisquei... fiz um comentário, quase uma crítica...YES,..., deu certo, foi legal!
É assim que vamos discutindo, interagindo e ampliando nossos horizontes!
MUITO LEGAL!
terça-feira, julho 04, 2006
Agora vai ou vai...
quinta-feira, junho 29, 2006
Agora melhor...

Como é agradável a sensação de segurança. Depois de explorar e criar coragem já estou sentindo mais confiança e capaz de enfrentar o que vem pela frente. Na etapa presencial fiquei bastante assustada e com sensação de incapacidade, mas tudo que é novo assusta e provoca mudanças na maneira de pensar e agir.
Estou muito contente com o meu crescimento e tenho certeza de que tudo vai dar certo. Tenho vontade de cada vez mais expor aquilo que construo e estou cheia de idéias para meu trabalho.
Para todos, coragem e dedicação, o caminho é este. Para sabermos do que somos capazes devemos tentar.
Sucesso a todos.
quarta-feira, junho 28, 2006
PROJETO?COMO É?COMO SE FAZ?
Então, na idade escolar porque não aproveitar essa demanda grandiosa de dúvidas e anseios para introduzir um projeto de aprendizagem e oportunizar ao aluno a construção do conhecimento? É mais fácil dizer que "agora não é hora pra isso", enquanto poderia ser desenvolvido um trabalho de qualidade que conseqüente e necessáriamente, seria tornado uma atividade interdisciplinar.
E o que se faz com aquele docente resistente? Bem, é tradicional nas escolas a individualidade e a idéia de que cada professor trata do seu assunto e dele tem controle. Para a eficácia de um projeto de aprendizagem, é necessário que ele seja desenvolvido em ambiente colaborativo e com parceiros que contribuam na problematização e orientação das questões envolvidas, cabendo também ao professor articulador buscar a sensibilização dos colegas para o sucesso pleno do projeto.
Tudo o que é novo assusta, mas devemos estar sempre abertos à mudanças e dispostos a melhorar o processo ensino-aprendizagem, valorizando e atendendo às necessidades dos alunos que são a nós confiados, derrubando conceitos de que o professor é um mero transmissor de conhecimento.
Porque devemos nos contentar com pouco, se podemos oportunizar mais e melhor?
quinta-feira, junho 22, 2006
quarta-feira, junho 21, 2006
PROJETOS-TECNOLOGIA
A realidade de algumas escolas é a tecnologia digital, a qual sendo devidamente aproveitada pela escola pode contribuir e enriquecer a aprendizagem dos alunos. Mas o que acontece com grande freqüência, é o fato destas tecnologias ( filmadora, vídeo-cassete, parabólica, dvd), ficarem guardados em uma sala sem estrutura para receber os alunos e/ou não serem utilizados pelos professores por motivos que levariam ao desacomodamento ou a aplicação de novos procedimentos para a aplicação de conteúdos e de avaliação. A resistência por parte dos professores também é um fator que inutiliza o uso das tecnologias digitais, sendo mais fácil apenas usar o básico: quadro-verde, cartaz, livro e caderno. Quem perde é o aluno...